Em Tempo – Toma no lombo Chico, toma…

Compartilhe esta notícia:

Rodízio proposto por dilma Rousseff: “- As escolas devem voltar imediatamente, mas fazendo rodízio. Um dia vão os professores, e no outro os alunos”.
* * *
O governador joão dória e o prefeito bruno covas prorrogaram a quarentena horizontal. Quebraram milhares de pequenas empresas e causaram desemprego de milhões de pais de família. Inconsequentes, insistem no erro. Paulistas e paulistanos os odeiam. Não serão reeleitos.
* * *
Presentes em manifestações contra joão dória, policiais militares bateram continência à passagem da Bandeira Nacional conduzida pelos cidadãos que pacificamente demonstravam seu descontentamento com os atos equivocados do governador. dória deve estar espumando de raiva. Desconhece que a Polícia Militar é motivo de orgulho de todos nós, paulistas? Que cada policial militar jurou defender a vida e a segurança dos brasileiros e não os agredir a mando de políticos de viés totalitário e de retórica hipócrita?
* * *
Perda de tempo cobrar a punição de governadores e prefeitos que roubam o dinheiro dos cofres públicos superfaturando o preço de respiradores e construção de hospitais de campanha. O stf (supremo soviete federal) alterou de tal forma o entendimento dos artigos da “constituição cidadã” (rsrs) que se tornou legalmente impossível a condenação de crimes praticados por políticos corruptos, empresários e empreiteiros poderosos e cidadãos pertencentes à classe financeiramente alta do país. Após o breve período no qual o corajoso Juiz Sérgio Moro atuou no combate à corrupção sistêmica nacional, prendendo criminosos de colarinho branco (!!!), voltou a imperar a impunidade seletiva da justiça brasileira tão bem expressa no adágio “Pau que bate em Chico, não bate em Francisco”. Ou seja, quem tem dinheiro para pagar um bom advogado não vai para a cadeia. Prisão é para pobres que não têm como recorrer às 2ª., 3ª., 4ª. – ad infinitum – instâncias. Aliás, retornaram à ordem do dia as autoritárias expressões de menosprezo social: “Você sabe com quem está falando?”, “A corda sempre arrebenta do lado mais fraco”, “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. O stf (supremo soviete federal) transformou a egrégia corte (rsrs) na Casa da Mãe Joana, onde cada ministro interpreta os artigos da constituição de acordo com sua cabeça. A incerteza sobre a compreensão e aplicação das leis campeia delirantemente nas hostes relativistas do juridiquêsbostericamente subjetivista e parcial. Resumindo: “Todos são iguais perante a lei, mas alguns são mais iguais que outros”.
* * *
O ministro do stf (supremo soviete federal) celso de mello perdeu o senso dos limites, a noção das medidas, a real percepção da constitucional autonomia dos três poderes: Executivo, legislativo e judiciário. Pediu à Polícia Federal que apreenda o celular do Presidente Capitão Bolsonaro. Este, alto e bom som, respondeu-lhe na lata: “Não entrego. Acham que sou um rato para entregar o meu telefone?”. Desafio lançado: celso de mello, o humilde escriba que ora digita estas mal traçadas, duvida que você tenha coragem de ir lá no Palácio da Alvorada buscá-lo. Pago para ver…

* Gilberto Tannus é Mestre em História pela Unesp

Compartilhe esta notícia: